segunda-feira, 4 de abril de 2011

Finanças Internacionais e Comércio Exterior parte 1

 RATING: É uma opinião independente sobre a capacidade do emitente de pagar o principal e os juros de um título emitido.

PRINCIPAIS AGÊNCIAS DE RATING
ATLANTIC RATING
SR RATING
FITCH
MOODYS
STANDARD & POOR'S

PRODUTOS E SERVIÇOS ESPECIAIS
                   Commercial Papers
                   ACC/ACE
                   Export Notes
                   Forfaiting
                   Securitização de Recebíveis
                   Sale Lease-back

Commercial Paper
Título de valor mobiliário emitido por empresas de sociedade anônima, destinado à oferta pública, para captação de recursos no mercado interno, para financiamento de capital de giro. Não é permitida emissão às instituições financeiras, as corretoras e distribuidoras de valores mobiliários e as empresas de leasing.

ACC - Adiantamento sobre Contratos de Câmbio
ACE – Adiantamento sobre Cambiais Entregues
Tem por objetivo financiar capital de giro às empresas exportadoras para que possam produzir e comercializar os produtos objetos de exportação.

 Export Note
Alternativa de financiamento de capital de giro exclusiva a exportadores. Constitui-se de um título emitido por uma empresa exportadora, lastreado obrigatoriamente num contrato de compra e venda, firmado entre o exportador nacional e empresas estrangeiras importadoras de seus produtos e serviços.

Forfaiting
Alternativa de financiamento de capital de giro na qual ocorre a cessão de crédito de uma empresa exportadora brasileira a um banco. A empresa exportadora vende a prazo e recebe a vista, uma vez que vende seus contratos e títulos de crédito, com vencimento futuro a uma instituição financeira. A vantagem da operação é a isenção de responsabilidade da empresa. O banco assume o risco.

Securitização de recebíveis
Tem como objeto contratos que ainda vão gerar vendas e faturamentos futuros, como por exemplo, contratos de locação , faturas de cartão de crédito, mensalidades escolares, etc.

Sale lease-back
Operação caracterizada pela venda de um ativo imobilizado a uma empresa de leasing, contratando o arrendamento do mesmo bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário